Velejadores baianos têm se destacado em grandes competições pelo Brasil e pelo mundo, sempre contando com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb). O evento “Búzios Sailing Week” deste ano contou com a participação de dois barcos da Bahia – o Spirogyro, que mede 30 pés, sagrou-se campeão na classe Orc Club, e o Bola Sete, com 50 pés, conquistou o terceiro lugar.

O veleiro Marujo’s, comandado por Gerald Wicks, representou a Bahia no principal evento náutico da América Latina – o Rolex Ilhabela Sailing Week, no Yacht Club de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, com a participação de 158 veleiros, e se classificou em 6° lugar na classe mais alta e profissional.

O evento contou com a participação dos melhores e mais velozes barcos do Brasil, Argentina e Uruguai, tripulados por medalhistas olímpicos, a exemplo dos irmãos Torben e Lars Grael. “A Sudesb, por meio do grupo náutico, ajuda a federação a realizar o campeonato baiano. Estimular essa modalidade de esporte é importante e sempre contamos com o apoio da superintendência para realizar nossos campeonatos. Tivemos a oportunidade de participar de um evento fora do estado e, em agradecimento à autarquia, coloquei a marca e fui disputar no Rio, com sete pessoas no barco”, disse o presidente da Federação de Esporte Náutico do Estado da Bahia, Arnaldo Pimenta, do barco Spirogyro.