O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia – Codes, órgão consultivo do governo do Estado, promove nesta terça-feira (27), das 9h às 13h, no Salão de Atos da Governadoria, a Segunda Reunião Ordinária do Pleno do Conselho, que terá como pauta principal “A Bahia e o Novo Ciclo Nacional de Desenvolvimento”.

Na abertura do encontro, o secretário de Relações Institucionais do Estado, Emilson Piau, vai destacar a interrelação entre as ações do Codes e as proposições do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). “O Codes Bahia faz essa reunião para propor uma articulação da Agenda Baiana de Desenvolvimento (Pensar Bahia 2023)”, destacou o secretário, para quem o avanço dos trabalhos do conselho é visível na construção dos canais de diálogos regionais.

Logo após a abertura, que contará com a participação do governador Jaques Wagner, serão enumeradas as ações que o Codes vem fazendo para a elaboração da Agenda, desde a criação do conselho, em dezembro de 2008. Entre as ações estão o Colóquio Brasil/África, que debateu desafios para interação entre nosso País e o continente, frente às oportunidades construídas nos últimos anos; a criação do GT Empresários, que tem foco no combate ao desequilíbrio regional; o GT dos Trabalhadores, que, entre outros pontos, quer “desburocratizar e agilizar a liberação das obras de interesses dos trabalhadores, a partir do diálogo social sobre o PAC provocado e orientado pelo Codes.

Outros trabalhos que vem sendo tocados pelo Codes são os GTs do Extremo Sul e o da Juventude. O primeiro, foi uma proposição do GT dos Empresários, originando-se daí a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Sustentável para a região denominada de Costa das Baleias; e o segundo, é um levantamento das proposições já identificadas pelo segmento juvenil, que sejam comuns aos principais documentos elaborados e consolidados no Estado, promovidos pelo próprio governo, com vistas à elaboração da Política Estadual de Juventude.