A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) está fazendo o cadastramento online das organizações e programas governamentais e não governamentais de atenção à saúde ou de assistência social, que atendam usuários ou dependentes de drogas no Brasil. Os dados vão servir para mapear essas instituições e articular a rede de tratamento, viabilizar o acesso dos usuários a diferentes programas e promover capacitações sobre o tema.

Inicialmente, o cadastro está restrito às instituições localizadas nas cidades de Salvador (BA), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES) – regiões definidas com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Os interessados podem se inscrever através do link “Queremos conhecer sua instituição” disponível no site da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

A pesquisa faz parte do “Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência”. O programa tem a proposta de reduzir a criminalidade associada ao uso indevido de álcool e outras drogas; fortalecimento da rede social e de saúde e o melhor acesso aos serviços disponíveis, por meio do desenvolvimento de ações de natureza preventiva, de tratamento e de reinserção social. Para esse projeto, a Senad conta com o apoio do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.