O secretário estadual do Planejamento, Antônio Alberto Valença, defendeu a implantação de uma estação intermodal de passageiros na Região Metropolitana de Salvador (RMS), em encontro com dirigentes da Associação dos Engenheiros da Viação Férrea Leste Brasileiro (AELB). Para o secretário, um dos reflexos imediatos na ampliação do fluxo de passageiros transportados entre a capital e o interior, é a necessidade de uma nova estação que utilize os modais rodoviários, ferroviários e metroviários.

“O sistema rodoviário já não é o mais apropriado com a crescente demanda e a estação atual opera próxima ao limite da sua capacidade, por isso a necessidade de uma estação é real e ela deve integrar os diversos modais”, afirmou Valença. No encontro com o secretário do Planejamento e o superintendente de Transportes da Secretaria de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, os dirigentes da AELB defenderam a implantação de duas linhas de trem regional e um ramal metropolitano, para revitalizar o setor ferroviário na Bahia.

A proposta é interligar Salvador a Feira de Santana e Alagoinhas por meio de um trem regional e utilizar parte desta malha ferroviária para inserir um trem metropolitano, que ligaria a capital a Dias D’Avila. Também sugere-se a construção de uma alça ferroviária entre Lobato e Pirajá integrando o trem do Subúrbio ao metrô de Salvador.