A Secretaria da Saúde do Estado firmou parceria com o Instituto Nacional de Ablacion e Implante (Incucai), instituição argentina que é referência na América Latina para a área de formação de profissionais de saúde em comunicação de más notícias – estratégias utilizadas para o acolhimento e comunicação humanizada de familiares de pacientes com doenças terminais, morte encefálica e outras situações que envolvem prognósticos desfavoráveis.

A primeira ação resultante dessa parceria é a realização, desta quinta-feira (29) até sábado (31), no auditório do Hospital Espanhol, do 1º Curso de Comunicação de Más Notícias, que pela primeira vez é ministrado no Norte/Nordeste do país. O curso será dado pelos médicos Martinez Torres e Marcelo Pechieu, do Incucai, contemplando profissionais de saúde de diversos hospitais das redes públicas e privadas, num total de 40, além de profissionais que deverão atuar como multiplicadores.

Para o médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, o curso deverá ter um impacto importante no sentido de reverter a atual situação da Bahia, que detém um índice de negativa familiar à doação de órgãos superior ao de diversos outros estados brasileiros. "Atualmente, temos um índice de negativa familiar superior a 50%", conta Eraldo Moura, acrescentando que esse ano, entre os meses de janeiro e junho, foram registradas 24 doações de múltiplos órgãos no estado, o mesmo número registrado no mesmo período do ano passado.