Dados estatísticos com maior rapidez, eficiência e precisão. É com esse objetivo que a Secretaria da Segurança Pública (SSP) lançou, nesta sexta-feira (30), no auditório do Hotel Sol Bahia Atlântico (Patamares), o novo Sistema de Gerenciamento Estatístico (SGE). As ocorrências registradas em Delegacias serão cadastradas pelos policiais neste sistema, que atualizará os números da capital e Região Metropolitana diariamente, e do interior semanalmente, que continuarão sendo postados no site da SSP.

“Com a implantação desse novo sistema conseguiremos mais transparência nos dados estatísticos, podendo avaliar melhor a situação de cada região”, explicou o secretário da Segurança Pública, César Nunes. Ressaltou que, na era da modernidade, a polícia tem que usar todas as ferramentas para tornar os procedimentos administrativos mais rápidos, conseqüentemente melhorando a operacionalidade das ações policiais.

Diretores de departamentos da Polícia Civil, delegados titulares, além de funcionários que trabalham com a produção dos dados estatísticos da polícia em Salvador, Região Metropolitana e interior do Estado, participaram da reunião onde foram apresentadas as novas planilhas do Centro de Documentação e Estatística Policial (Cedep). Após o preenchimento do formulário, os dados serão cadastrados no sistema.

Modernização
O assessor-geral de Comunicação do Governo do Estado, Robinson Almeida, afirmou que é necessário modernizar as práticas administrativas no serviço público. “Diante da revolução tecnológica precisamos atualizar os procedimentos estaduais e fornecer para sociedade uma informação pública precisa e correta”, destacou Almeida.

Já o delegado-geral, Joselito Bispo, conclamou pela participação efetiva de todos os servidores para o funcionamento do novo modelo de gerenciamento estatístico. “Vocês são as peças primordiais nesse momento de mudanças. Tenho certeza de que todos irão se comprometer para evolução das nossas atribuições policiais”, afirmou.

O diretor do Cedep, delegado Antônio Pereira de Matos Júnior, comentou que, além da transparência, a utilização do novo sistema permitirá que se faça uma análise criminal dos fatos com maior precisão. “Sabemos das dificuldades enfrentadas nas unidades policiais, todavia entendo que os desafios são vencidos com esforço e superação”, concluiu.