O programa de voluntariado do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) iniciou, nesta segunda-feira (23), mais um processo de seleção de voluntários para atuar no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ). Trinta pessoas participaram da seleção e treinamento e foram entrevistados por uma equipe da coordenação geral do setor de voluntariado do Imip, em Recife. Eles também receberam instruções sobre a humanização no trabalho voluntário e os critérios exigidos para se tornar um voluntário. De acordo com a coordenadora de voluntariado do HRJ, Luciana Lino, o objetivo é terminar este ano com 60 pessoas no hospital. Atualmente são 12.

Os voluntários são divididos em equipes de cinco pessoas e precisam prestar quatro horas de serviço semanais ao hospital, uma vez por semana, realizando trabalhos de entretenimento com os pacientes, e acompanhamento pessoal. Além disso, ajudam a humanizar o atendimento e amenizar o ambiente hospitalar.

“Nós estamos agradecidos a essas pessoas que se dispuseram a ser voluntários. A alegria é nossa e de nossos pacientes. Esse é um trabalho de muita importância no HRJ”, declarou a superintendente da unidade, Graça Carvalho, que deu as boas vindas aos futuros voluntários.

Para a coordenadora geral de voluntariado do Imip, Rejane Leão, ser voluntário é “entender o próximo”. Ela dirigiu a seleção e o treinamento e explicou que o programa de voluntariado do instituto existe há 11 anos, contando hoje com mais de 400 voluntários. “É um prazer imenso trabalhar como voluntário. Isso nos deixa mais humildes, humanos. Passamos a compreender mais as pessoas”.

Para Aristóteles César Amador, candidato a voluntário, o trabalho “é como plantar uma semente. Vamos dar um pouco de nós para as pessoas que estão precisando. Veremos os frutos depois”. O programa de voluntariado do HRJ foi implantado em novembro de 2009. Quem deseja participar deve procurar a sede do HRJ, no bairro Santo Antônio, em Juazeiro. Mais informações pelo telefone (74) 3612-7808.