Moradores de Muquém do São Francisco, Wanderley e das localidades de Boa Vista do Pixaim, Moura e Lagoa do Tió, no Oeste da Bahia, já têm acesso à água doce. Nesta quinta-feira (30), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), através da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), inaugurou o Sistema Integrado de Abastecimento de Água, que vai atender oito mil pessoas.

“A nossa água era salgada, a minha filha não conseguia tomar essa água e eu tinha que comprar. Agora, vou economizar esses trinta reais e poder comprar outra coisa”, disse a professora Vera da Silva, que comprava água potável há 16 anos.

“Eu não tinha condições de comprar água sempre, então a única solução era armazenar a água da chuva para beber”, disse a dona de casa Marialva Porto.

A água chegará à população por meio de uma adutora de 71 quilômetros de extensão. Também foi implantada uma adutora de água bruta, com 870 metros de extensão, que faz a captação da água no Rio São Francisco, por meio de estrutura flutuante. Após a captação, a água é levada até a estação de tratamento, que tem capacidade para processar 50 litros por segundo.

Já na estação de tratamento existem as unidades operacionais como as casas de química e de cloração; estações elevatórias e de reaproveitamento. Foram implantados ainda 43.545 metros de rede de distribuição e efetuadas 2,4 mil ligações domiciliares.

Os prefeitos de Wanderley, Bionor Roque das Chagas, e de Muquém do São Francisco, José Nicolau Teixeira, destacaram que há tempos o abastecimento de água no município era esperado. “Além da população ter acesso à água doce e de qualidade, comemoramos a implantação das 400 cisternas no município de Muquém”, informou José Nicolau.

O diretor presidente da Cerb, Bento Ribeiro, destacou que a obra vai melhorar também a saúde da população. “Esta é uma obra do Programa Água Para Todos. A segunda etapa deste sistema que estamos entregando hoje, o projeto já está pronto e nós ainda vamos beneficiar mais 16 comunidades desta região”, pontuou.

Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, o desafio de fornecer a distribuição de água para as pessoas é permitir que elas tenham mais qualidade de vida. O secretário de Relações Institucionais (Serin), Emilson Piau, orientou as comunidades para que façam um bom uso da água e evitem o desperdício. “É preciso explicar para as crianças as formas de não desperdiçar esse bem precioso”, disse.

Participaram ainda das solenidades o diretor presidente da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), Abelardo de Oliveira Filho, o diretor de operações da Cerb, Jorge Farias, o diretor de operações da Embasa, Eduardo Araújo, o superintendente da região Norte da Embasa, Ubiratan Cardoso, e o gerente regional (Barreiras) Francisco José Araújo.