Para integrar as comemorações pelos seus 42 anos de funcionamento, a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, no Rio Vermelho, convidou um dos mais atuantes intelectuais da Bahia, o professor Germano Machado, que será o homenageado deste mês do projeto Encontro com o Escritor. O projeto, da Fundação Pedro Calmon, homenageia todo mês autores em encontros literários nas bibliotecas públicas. O bate-papo com Germano será nesta quinta-feira (23), às 15h, data do aniversário da biblioteca.

Em sua palestra, o escritor falará sobre sua vida, obras e do seu trabalho junto ao Cepa – Círculo de Estudo Pensamento e Ação, que no próximo ano completará 60 anos. Fará também uma análise dos seus livros publicados e dos 50 anos de colaboração em jornais da Bahia e de outros estados.

Germano Machado participou da primeira turma do Curso de jornalismo da UFBA. Em 1951, fundou o Movimento Cultural CEPA, em atividade até os dias atuais. Foi Oficial de Gabinete do Governador Juracy Magalhães, fundador da biblioteca, e Diretor da Imprensa Oficial do Governo de Lomanto Jr. Lecionou na UFBA e UCSAL.

Obras publicadas 

Dois Brasis; Homens e Estruturas; A Longo Prazo; Cosmovisão e Cosmovidência de Rui Barbosa; Da Física da Matéria à Metafísica do Espírito; Concepção; Tempo Decorrido e Glauber Inegável. Atualmente pertence à Academia de Letras e Artes “Mater Salvatoris”, à Academia de Letras e Artes de Salvador, à Academia Baiana de Educação e ao Grupo de Ação Cultural da Bahia.