Para aperfeiçoar a política industrial da Bahia, foram instaladas nesta segunda-feira (18) 16 câmaras setoriais e transversais do Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI). O evento, realizado no Gran Hotel Stella Maris, contou com a presença do governador Jaques Wagner e de cerca de 300 participantes de diversos setores da indústria.

As câmaras vão fomentar a discussão dos setores considerados prioritários para o desenvolvimento da Bahia. As setoriais – ligadas a um segmento da economia – estão divididas nas áreas de agroindústria, comércio e serviços, comércio atacadista, automobilística, calçadista, construção civil, mineração, naval e portuária, petróleo e petroquímica e papel e celulose. As transversais – cujo foco de discussão são os aspectos comuns a vários segmentos – compreendem os setores de energia, financiamento do desenvolvimento, meio ambiente, relações do trabalho, tecnologia e inovação e política tributária.

Segundo o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, o conselho tem como finalidade elaborar propostas para o governo estadual, a fim de oferecer melhorias para o setor e de atração de novas indústrias, qualificação da mão-de-obra e criação de novos postos de trabalho. Durante a primeira reunião de trabalho, nesta segunda-feira, são discutidos o calendário de reuniões e a identificação dos desafios de cada eixo temático.

Para o vice-presidente da Bahia Mineração, Clóvis Torres, o diálogo com o governo por meio do conselho facilita a busca por soluções e a sugestão de propostas. “Através desse diálogo entre o setor privado e público fica mais fácil discutirmos políticas para o desenvolvimento da área. Dessa maneira, cada segmento da indústria terá uma atenção especial”.

O CDI, formado por 32 integrantes de 16 entidades, é operado através de dez câmaras setoriais e seis transversais, que atuam como fórum de diálogo permanente entre o setor público, universidades, empresas privadas e representantes do terceiro setor.

“As câmaras são ambientes de trabalho para encontrarmos soluções, estabelecer diretrizes e avaliar as ações implementadas. Através delas, o governo e a sociedade civil organizada vão buscar soluções para a indústria baiana”, afirmou Wagner.

Programa governamental de fomento

Fundado em 1961, o Conselho de Desenvolvimento Industrial teve um importante papel para a consolidação e o crescimento da economia baiana, sendo responsável pela criação de um importante programa governamental de fomento, gerando incentivos fiscais que trouxeram diversos investimentos para o estado, a exemplo do Polo Industrial de Camaçari e do Centro Industrial de Aratu.

O CDI, cujas ações foram paralisadas em 1991, retomará a discussão sobre o desenvolvimento industrial na Bahia, com competência para opinar sobre a formulação e a implementação das políticas públicas relacionadas às atividades industriais, além de definir diretrizes para o setor e avaliar o resultado das ações.

Publicada às 10h10
Atualizada às 13h