Cerca de 200 servidores públicos estaduais participam até esta sexta-feira (12) do Programa de Preparação do Servidor para a Aposentadoria – Prepare-se, desenvolvido pela Secretaria da Administração (Saeb). Em sua sexta edição, o programa integra as políticas de valorização do servidor público e objetiva minimizar os reflexos decorrentes da transição da vida funcional para a aposentadoria, auxiliando o servidor na construção de um novo projeto de vida. O Estado conta hoje com cerca de 75 mil aposentados.

Esta edição do programa traz palestras sobre envelhecimento saudável, direitos e deveres previdenciários e voluntariado social, entre outras atividades. Desde que foi lançado em 2008 até os dias de hoje, o Prepare-se já capacitou cerca de 586 servidores.

O encontro foi aberto na última segunda-feira (8) com a presença do chefe de gabinete da Secretaria da Administração (Saeb), Edelvino Góes. Ele destacou a importância do programa enquanto iniciativa dentro das ações de valorização do servidor adotadas pelo governo estadual. “Acredito que o Prepare-se é um símbolo deste governo e da preocupação com a qualidade de vida dos servidores estaduais, principalmente daqueles que tanto já contribuíram com o serviço público e agora se preparam para uma nova etapa da vida, com novos desafios”, disse. Góes ainda lembrou que o projeto é pioneiro no país e referência para programas semelhantes em outros estados.

A professora Joveci Farias Nascimento, que vai dar entrada na aposentadoria após 30 anos em sala de aula, aprova a iniciativa. “Este programa é muito interessante, porque esclarece nossas dúvidas sobre aposentadoria, que não são poucas”, declarou.

São parceiros da sexta edição do Prepare-se, o Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais, o Instituto Mauá, a Procuradoria Geral do Estado, o Conselho Previdenciário do Estado, o Ministério Público, Polícias Civil (Delegacia do Idoso) e Militar (Núcleo de Interatividade do Veterano), a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), além da Uneb (Universidade Aberta da Terceira Idade), Sudesb e Sebrae.