Com mais de seis mil atendimentos por mês, a Ouvidoria do Estado da Bahia tornou-se, em menos de quatro anos, um instrumento eficiente para a participação popular na administração pública. Quem explica melhor esta transformação é o ouvidor-geral, Jones Carvalho, durante a entrevista realizada pela TV Seplan e que foi ao ar nesta quinta-feira (25), no canal do Youtube.

Para se fortalecer como um instrumento de participação e gestão, a Ouvidoria ampliou os canais de acesso, aumentou o nível de resolubilidade das manifestações registradas e reformulou o Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG), software responsável pelo atendimento e tramitação interna das manifestações, com o objetivo de fornecer indicadores e relatórios que orientem os gestores no desenvolvimento de projetos e correções de pontos fracos em cada setor.

Além do site Ouvidoria Geral e do telefone 0800-284-0011, o cidadão se aproximou ainda mais do governo do Estado com a interiorização da Ouvidoria através da parceira com o SAC Móvel. “Todos os 417 municípios do estado foram visitados, permitindo assim que a sociedade registrasse reclamações, sugestões, elogios e denúncias sobre os serviços públicos estaduais”, afirma o ouvidor-geral.

TV Seplan

A TV Seplan é uma iniciativa da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia que visa gerar diálogo e dar transparência aos fatos e dados recentes do planejamento da Bahia e das políticas e projetos de Estado, bem como evitar distorções conceituais, técnicas e analíticas sobre estudos, pesquisas e tendências relacionadas à economia baiana.

Dúvidas, críticas, elogios e sugestões de pauta podem ser encaminhadas para o e-mail tvseplan@seplan.ba.gov.br. Os vídeos são produzidos semanalmente e também estão disponíveis no site da Seplan.