A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), representada pelo diretor de Infraestrutura Tecnológica Napoleão Lemos, participou, na semana passada, do encontro de diretores e gestores da Processamento de Dados Amazonas (Prodam) com representantes da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

Durante o evento, a ABIN apresentou à Prodam os resultados do relatório de Análise de Riscos em Segurança da empresa com a implantação do Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível (PNPC). Para Napoleão Lemos, a Prodeb dará mais um grande salto tecnológico em Segurança da Informação.

“A visita feita a Manaus teve como objetivo acompanhar a entrega do relatório-diagnóstico preliminar pela ABIN à Prodam. Durante a estada de dois dias em Manaus, obtive informações preciosas por parte da equipe técnica da Prodam, com destaque para os diálogos estabelecidos com Aristóbulo Angelim de Araújo, consultor técnico do Projeto, que permitirão uma evolução no escopo e na metodologia que será aplicada pela ABIN”, disse.

Grande avanço
Para Napoleão, a parceria tecnológica ABIN/Prodeb/Prodam permitirá, em futuro próximo, um grande avanço na proteção de informações sensíveis das áreas pública e privada do Brasil.

Segundo a assessora de Segurança Integrada da Prodeb, Elba Vieira, o evento serve como um feedback dos resultados obtidos pela Prodam com a implantação do PNPC, já que a Prodeb iniciou sua participação no PNPC no mês de novembro, com uma ação direcionada para a sensibilização das pessoas, promovendo o “Ciclo de Palestras de Sensibilização em Segurança da Informação”.

“Poderemos conhecer os resultados aplicados em outra empresa pública e estadual de processamento de dados, assim como os benefícios alcançados na prática. E não só os benefícios tecnológicos, mas aqueles relacionados a pessoas e processos”, explica Elba Vieira. Ela conta ainda que a partir do ano que vem a Prodeb dará continuidade às atividades do Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível. “Em 2011 começaremos a segunda parte das ações com o levantamento de informações e análise de riscos e vulnerabilidade do ambiente”, informa.