Reciclagem e reaproveitamento de materiais são pontos cruciais para a educação ambiental da sociedade. Com essa preocupação, o Natal Remix, iniciativa do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) por meio do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), leva a Tenda Cult para a Praça das Artes, no Pelourinho, desta quarta-feira a sábado (15 a 18), a partir das 18h30.

O espaço será destinado à coleta de lixo tecnológico e também servirá como elemento de conscientização do público sobre a importância das formas corretas de descartar materiais nocivos ao meio ambiente. A idealização da Tenda Cult surgiu a partir da necessidade de informar as pessoas sobre métodos de reciclagem do lixo que apresenta grandes quantidades de elementos prejudiciais.

“A tenda de coleta de lixo eletrônico sempre esteve como algo importante do projeto Natal Remix, já que cuidar do Planeta é algo relevante e muito em voga na atualidade”, afirma a artista plástica responsável pela concepção do projeto, Andrea May, que também trabalha com a confecção de arte a partir de materiais diversos. Ela, inclusive, é uma das pioneiras da Toy Art (criação de brinquedos customizados para decoração, que refletem a individualidade do artista) no Brasil.

Entre os parceiros da Tenda estão os irmãos Joandro e Joseval Araújo, ativistas baianos na coleta de lixo tecnológico. “A finalidade do projeto é a divulgação do nosso trabalho”, explica Joandro. “Muitas pessoas terão a oportunidade de aprender a descartar esse lixo propriamente. Um computador, por exemplo. As pessoas irão aprender a levá-lo ou os componentes dele no lugar correto, reaproveitando as partes boas e reciclando as que não serão utilizadas mais”.

Tanto Joandro quanto Joseval são habilitados pela Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) para coletar materiais eletroeletrônicos e se desfazer deles. Outro grupo parceiro da Tenda Cult é o programa MetaRede, organizado e coordenado por Hugo Saba. Para ele, o trabalho realizado pelo projeto tem como principal objetivo ensinar diversas comunidades sobre métodos de reaproveitamento de objetos indesejáveis.

“O MetaRede está presente em comunidades e associações de bairro com o objetivo de ministrar palestras, formar núcleos e fazer com que esses núcleos interajam entre si. Nosso foco maior é na área computacional, sendo que temos um portal (www.metarede.org), onde qualquer pessoa pode cadastrar uma doação”, informa Saba. ‘O nosso veículo pega o material ou os doadores podem entregá-lo no próprio núcleo das comunidades participantes”.

O MetaRede atua em 12 comunidades por toda Salvador. Os dois programas trarão à Tenda Cult a possibilidade de recuperação de materiais que apresentam componentes que agridem a natureza como o cádmio, o chumbo e o mercúrio.

Aparelhos eletrônicos que podem ser levados à Praça das Artes

Computadores
Componentes de informática inutilizados
Celulares quebrados
Baterias alcalinas velhas
Monitores e impressoras danificados
Todo tipo de equipamento que não esteja mais em funcionamento
Equipamento que a pessoa não queira mais