O ingresso no mercado de trabalho está mais fácil para os jovens das comunidades do entorno dos Centros Sociais Urbanos (CSUs). Na tarde da última segunda-feira (20) foi assinado convênio de cooperação técnica entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para a promoção de cursos e ações extensivas à educação profissional nos centros da capital e do interior.

O acordo foi firmado no gabinete da secretária Arany Santana e suas atividades vão durar até 31 de dezembro de 2011. “Hoje é um dia muito importante para a Sedes. Temos 31 Centros Sociais Urbanos na capital e no interior, todos eles edificados em comunidades com situação de vulnerabilidade social”, informa a coordenadora dos CSus, Gilza Brito.

Gilza informa que recebe reclamações dessa população por falta de cursos profissionalizantes. “Sabemos das dificuldades dos jovens terem acesso a esses cursos, principalmente porque eles não têm os recursos para a passagem, os deslocamentos e lanche”, disse.

Gratuidade 
Ainda segundo Gilza Brito, o convênio vai viabilizar o curso para todos que quiserem ser capacitados, não só para o primeiro emprego, mas para aqueles jovens que já trabalham e desejam uma qualificação mais adequada e uma educação continuada. A Sedes conseguiu também a gratuidade total dos cursos, nenhum candidato pagará taxa ao Senac.  “Essa iniciativa é nova para todos, porque é comum termos os cursos do Senac com o pagamento de taxas para manter alguns insumos. Nesse caso, o Senac liberou o pagamento de taxas e matrícula. Além disso, os cursos serão ministrados justamente nas comunidades onde estão esses jovens ociosos por falta de oportunidades”, completa a coordenadora da Sedes.

A superintendente de educação profissional do Senac/Bahia, Liana Santiago Brandão, acredita que a parceria com a Sedes é mais uma oportunidade de desenvolver ações do órgão. “É motivo de muita alegria poder fazer essa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, porque vamos mais uma vez atuar em cima do nosso objetivo, que é capacitar pessoas para o mundo do trabalho”, declara Liana. Ela completa dizendo que, em 2011, o Senac trabalhará em todos os Centros Sociais Urbanos do interior e capital. “Estaremos em todas as periferias de Salvador e esperamos fazer um trabalho muito bonito, capacitar muita gente, dar muita oportunidade de emprego a esses jovens”.