Agentes da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) e peritos do Departamento de Polícia Técnica, juntamente com técnicos da Embasa, iniciaram em Ilhéus um trabalho para coibir o roubo de água tratada da rede distribuidora. Na terça-feira (28), no bairro Teotônio Vilela, houve o flagrante de uma ligação indevida, que abastecia três residências. O responsável pelo roubo de água tratada da rede distribuidora da Embasa, o morador do número 137 da Rua Copacabana, foi ouvido, nesta quarta-feira (29), pela delegada Andrea Oliveira.

A ligação indevida foi periciada por agentes do DPT de Ilhéus a fim de caracterizar o delito e possibilitar a punição dos envolvidos. O gerente do Escritório Local da Embasa no município, engenheiro José Lavigne, explica que as ações conjuntas com a polícia para coibir o roubo de água na cidade vão continuar e serão intensificadas neste verão.

O gerente regional da Embasa, com sede em Itabuna, engenheiro Cláudio Fontes, faz também um alerta contra o desperdício, pois nesse período aumenta o consumo de água pela população, principalmente “na região litorânea, com a intensificação do fluxo turístico”.

A ação foi possível devido ao trabalho de identificação de ligações indevidas realizado regularmente por técnicos da Embasa, principalmente em locais onde acontecem grandes perdas de água como é o caso do bairro Teotônio Vilela.

Na Rua Copacabana, por exemplo, recentemente foi trocada toda a rede distribuidora, mas a ação criminosa continuou. Ilhéus foi a primeira cidade baiana a desenvolver o Programa Com+Água, que trata justamente da redução de perdas de água e combate ao desperdício.