“O apoio ao esporte faz parte da política de responsabilidade socioambiental da Embasa. E a Travessia Mar Grande–Salvador tem um significado especial, pois acontece na Baía de Todos-os-Santos, cenário de rara beleza, que foi beneficiado por um grande programa de despoluição, executado pela Embasa e pelo Governo do Estado”. A afirmação é do presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Abelardo de Oliveira Filho.

A Embasa foi uma das patrocinadoras da 48ª Travessia, disputada no domingo (9), cujo vencedor foi o nadador baiano Allan do Carmo, que tem entre os patrocinadores outra empresa pública do Estado, a Bahiagas. O secretário de Trabalho, Renda e Esporte da Bahia, Nilton Vasconcelos, também prestigiou o evento.

A Travessia Mar Grande-Salvador é disputada há 48 anos e faz parte do calendário oficial dos desportos aquáticos no Brasil, reunindo atletas renomados. Este ano, 115 competidores enfrentaram o desafio, que teve o patrocínio do Governo do Estado, Petrobras, Banco do Brasil e empresas privadas. A prova é organizada pelo Grupo A Tarde.

Com o tempo de 1h44min49, Allan do Carmo completou o percurso de 12 quilômetros que separam a Praia do Duro, em Mar Grande, do Porto da Barra, em Salvador, tornando-se tricampeão. A estratégia dele foi mirar na altura do Elevador Lacerda, o que lhe garantiu uma vantagem de quatro minutos em relação ao segundo colocado, Victor Simões. No feminino, a paulista Poliana Okimoto, campeã mundial de maratonas aquáticas, cruzou a linha de chegada em 1h56min03, com treze minutos à frente da segunda colocada, a baiana Fernanda Penner.