Reconhecido pelo Ministério da Educação como unidade hospitalar de ensino, o Hospital Geral Roberto Santos acolheu nesta segunda-feira (10) os 200 novos participantes do Internato de Medicina. São estudantes de universidades de Salvador, do interior da Bahia e do Tocantins, que vão complementar o aprendizado em clínica médica, cirurgia geral, pediatria e obstetrícia. Eles são procedentes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Faculdade Bahiana de Medicina, Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e Universidade Regional de Gurupi (Unirg), do Tocantins.

Estudantes de instituições de outros estados, a exemplo do Ceará, Rondônia e Rio de Janeiro, virão fazer estágios opcionais, mas não se enquadram nos programas de Internato, explica a coordenadora Pedagógica do Internato da Diretoria de Ensino e Pesquisa, Silvana Mercês.

Os internos cumprirão carga horária de, no máximo, 30 horas semanais enquanto os residentes – já diplomados em Medicina que estão se especializando – dedicarão o dobro do tempo. Os cerca de 60 novos participantes, que atuarão em 15 programas de Residência Médica, serão acolhidos em fevereiro.

Em solenidade nesta segunda-feira, os novos internos foram recebidos por dirigentes e coordenadores do HGRS, a exemplo do diretor Administrativo, Lerley Ladeia, que representou o diretor Geral, Paulo Barbosa, e da diretora de Ensino e Pesquisa, Delvone Freire Almeida.

O coordenador de Cirurgia Geral, Leonardo Canedo, pontuou o momento especial que os estudantes estão vivendo e o papel do HGRS na complementação da formação dos alunos. “Medicina não é só teoria: o aprendizado é amplo, e vocês devem aproveitar a capacidade do Hospital Roberto Santos de proporcionar conhecimento e acreditar neste hospital como nós acreditamos”, disse.

Para o coordenador do Serviço de Endoscopia e Centro de Hemorragia Digestiva (CHD), Marcos Clarêncio Silva, a presença dos estudantes é estimulante. Delvone Almeida também deu as boas-vindas aos novos internos, assim como o diretor Lerley Ladeia.