O Banco Central do Brasil publicou a Resolução 3.950, do Conselho Monetário Nacional, (CMN), prorrogando para 30 de junho deste ano o prazo para o pagamento das parcelas do Programa Especial de Saneamento de Ativos (Pesa), vencidas em 2011, 2010 e em anos anteriores, e que ainda não foram encaminhadas para a Dívida Ativa da União, com bônus de adimplência que podem chegar a 70%.

A prorrogação do prazo, vencido no final do ano passado, foi uma reivindicação apresentada pela Câmara Setorial do Cacau e pela Associação de Produtores de Cacau (APC), durante reunião realizada em Ilhéus, este mês, e encaminhada ao governo federal pela Secretaria da Agricultura (Seagri).

“Mais uma vez o governo federal se sensibiliza e atende os produtores. Estamos criando oportunidades para virar a página da dívida do cacau e nos dedicarmos a um novo momento, que é o da diversificação e da agroindustrialização”, disse o secretário da Agricultura, Eduardo Salles.

Para o diretor da APC, Guilherme Galvão de Oliveira Pinto, “a publicação da resolução do Conselho Monetário Nacional é mais uma conquista da Bahia. Uma medida que beneficia não só os produtores baianos, mas de todo o Brasil”. Galvão avaliou que “a Resolução do CMN cria condições para o produtor regularizar seu financiamento”.