Os nove municípios da microrregião de Juazeiro assinaram, nesta quinta-feira (3), o termo de compromisso para a operacionalização do Samu Regional. O ato representa a autorização do município repassando parte dos recursos destinados ao Samu de sua cidade para o município sede da regional, Juazeiro.

Os recursos ajudam a custear as despesas referentes à regionalização da oferta dos atendimentos, viabilizando financeiramente o funcionamento do Samu Regional. “Este é mais belo exemplo de que é possível encontrar soluções criativas, uma iniciativa inovadora que beneficiará milhares de pessoas”, afirmou o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla.

Com a implantação do Samu Regional de Juazeiro, uma população estimada em aproximadamente 533 mil pessoas será beneficiada. São os moradores dos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Sobradinho, Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado, Remanso e Uauá. O serviço contará com 13 ambulâncias de suporte básico, sendo cinco em Juazeiro e uma em cada cidade, além de duas ambulâncias de suporte avançado, totalizando 15 veículos, que vão atender a partir da sede regional.

Cardiologia – Na ocasião, também foi assinado contrato entre a Sesab e o Hospital Promatre de Juazeiro para realização de procedimentos de alta complexidade em Cardiologia, a exemplo de cirurgias cardíacas e serviços de hemodinâmica. Para Solla, a ação representa mais um importante movimento da secretaria, no sentido de descentralizar a oferta de atendimentos em alta complexidade na Bahia, um investimento em torno de R$ 600 mil por ano.