Livros, histórias, literatura e diversão irão movimentar o Calabar durante o lançamento do novo veículo da Biblioteca Móvel da Fundação Pedro Calmon, unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), neste sábado (16). A programação especial acontecerá das 9 às 17h, com realização de oficinas, apresentação teatral, além de outras atividades artísticas e a Feira das Cooperativas organizada pelos próprios moradores.

A proposta surgiu após constatação da necessidade de atividades que integrem leitura e entretenimento no bairro. O evento no Calabar pretende reunir artistas, moradores e integrantes de comunidades vizinhas. No lançamento, a atriz paranaense Daniele Andrade contará histórias infantis, a partir das 9h. Para a tarde está prevista oficina de instrumento, ministrada pelo pianista com bacharelado na Universidade Federal da Bahia (Ufba), César Estrelado, a partir das 15h.

A Biblioteca-Móvel dispõe de mais de 500 exemplares distribuídos em estantes e mesas de livros e revistas, incluindo obras de vários gêneros das literaturas nacional, estrangeira e infanto-juvenil. Três ônibus foram adaptados como unidades móveis da biblioteca – um é exclusivo para o interior do estado -, financiados pelo Projeto de Modernização do Sistema de Bibliotecas Públicas da Bahia, com recursos do Ministério da Cultura.

Oficinas literárias

Além desta atividade no Calabar, durante a semana, os carros-biblioteca voltarão a circular em outros bairros populares oferecendo oficinas literárias e contação de história, possibilitando acesso ao livro como estímulo ao hábito da leitura, numa agenda semanal dividida em três projetos.

A ‘Hora da Leitura’ fortalece as atividades educacionais e a pesquisa em bairros onde não há biblioteca. As comunidades visitadas deste mês são Liberdade, Plataforma, Ribeira, Pau da Lima, entre outras. O ‘Projeto Lê Bairros’, que integra as visitas com as ações das escolas públicas, atende estudantes e professores, na Liberdade, Orla e no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Outro projeto acontece aos domingos, quando os veículos estacionam em praças e parques da cidade, integrando o ‘Domingo na Praça’, que oferece, além de livros para toda a família, jogos e brinquedos educativos destinados a jovens e crianças. Neste mês, os espaços visitados serão o Parque da Cidade, o Dique do Tororó e o Calabar.

Vontade de ler

Segundo o diretor da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro, “esta proposta contribui para a educação e o conhecimento, principalmente de crianças e jovens, em diversas comunidades, despertando a curiosidade e a vontade de ler. É o livro indo até onde os leitores estão”.

“O projeto da biblioteca móvel promove o acesso a um rico acervo e o contato com as diversas linguagens, além de auxiliar a formação educacional do indivíduo”, destaca a diretora da Biblioteca de Extensão, Gleide Machado.