Um bom programa para quem vai passar o feriadão da Semana Santa em Salvador é visitar o acervo do Museu de Arte da Bahia (MAB) relacionado ao tema. Localizado no Corredor da Vitória, o museu não ficará aberto no feriado da Sexta-feira Santa (22), mas funciona nesta quinta, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa (21, 23 e 24), das 14 às 18h.

Obras como os painéis da Procissão do Senhor dos Passos da Ajuda, pintados por José Rodrigues Nunes, a imagem do Cristo Crucificado, de autor desconhecido do século 18, e os painéis da Procissão dos Fogaréus, de autoria de José Joaquim da Rocha, fazem parte do acervo permanente do MAB e representam momentos de penitência e dor, a exemplo do caminho do Calvário, a Flagelação e a Crucificação, entre outros.

A Procissão do Senhor dos Passos da Ajuda foi introduzida no Brasil pelos frades carmelitas calçados. Tradicionalmente, o cortejo saía de segunda a sexta-feira da Quaresma e percorria as ruas do centro de Salvador. Parava nas ‘Estações da Via Sacra’, onde eram colocados retábulos ou pinturas representando os Passos da Paixão.

Os sete painéis foram pintados por José Rodrigues Nunes, em 1855. Em 1933, as obras foram doadas ao Museu de Arte da Bahia pela Irmandade do Senhor dos Passos da Ajuda. Dos painéis existentes no museu, estão expostos ‘A Flagelação’, ‘A Caminho do Calvário’ e ‘Ecce-Homo’.