Uma quadrilha especializada em roubo de caixas eletrônicos foi desarticulada, no fim de semana, em Salvador, logo após o arrombamento do cofre de um supermercado no bairro Stella Maris. Procedente de Cuiabá, no Mato Grosso do Sul, o grupo mantinha esconderijos na capital e em Feira de Santana, onde há cerca de dois meses o delegado Fábio Lordello, coordenador da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), passou a investigá-lo.

Miguel Pereira dos Santos, Sérgio Meneguel, Amélia Marta da Silva e Joanita Aline Amador dos Santos foram presos na madrugada de sexta-feira (8), num condomínio fechado, em Stella Maris, ao serem surpreendidos com R$ 8 mil subtraídos do cofre do estabelecimento.

Os policiais da 1ª Coorpin e da Coordenadoria de Ações Especiais (COE) também apreenderam com o grupo dois revólveres calibre 38, municiados, diversos documentos falsificados, três maçaricos, três cilindros de oxigênio, um botijão de gás, uma furadeira industrial e outras ferramentas usadas para arrombamento de cofres e caixas eletrônicos.

Um Honda Civic, um veículo Corola, um macaco hidráulico, celulares e quatro radiocomunicadores também estavam em poder do grupo, integrado ainda pelos assaltantes de prenomes André e Marcelo, que conseguiram fugir e estão sendo procurados. Os policiais apreenderam também um mapa discriminando várias cidades baianas, onde os bandidos podem ter atuado ou planejavam agir, segundo investiga o delegado Fábio Lordello.

Nova Fátima, Tucano, Alagoinhas e Cardeal são alguns dos municípios apontados no mapa da quadrilha, apresentada à imprensa, nesta segunda-feira (11), às 11h, no auditório do prédio da Polícia Civil, na Praça da Piedade, pelo delegado-geral adjunto, Bernardino Filho, e pelo coordenador da 1ª Coorpin.

Prosseguindo com a operação, as equipes da 1ª Coorpin e da COE localizaram num imóvel no bairro Jardim Cruzeiro, em Feira de Santana, mais dois veículos – um Tucsson e um Astra – além de certa quantia em dinheiro com várias cédulas chamuscadas, denotando o furto a algum cofre ou caixa eletrônico, arrombado com maçarico.

Monitoramento 
Segundo o delegado Fábio Lordello, o monitoramento da quadrilha começou na sexta-feira, em Feira de Santana, quando o casal Sérgio e Amélia deixou o município para encontrar-se com Miguel e Joanita, em Stella Maris. Os dois casais, acompanhados dos cúmplices André e Marcelo, foram até um supermercado e, após render o vigilante, tentaram arrombar os caixas eletrônicos, mas o maçarico apresentou defeito.

O grupo conseguiu roubar apenas o dinheiro do cofre do estabelecimento, e ao retornar à casa que vinha sendo ocupada por Miguel e Joanita foi surpreendido pelos policiais. Sérgio e Miguel, que têm mandado de prisão preventiva em aberto por roubo e receptação, e Amélia e Joanita foram autuados em flagrante por roubo e falsificação de documento público. O delegado também autuou Sérgio por posse ilegal de munição. Na casa do assaltante, em Feira, a polícia apreendeu vasta munição de calibre 38.