De 11 a 14 deste mês, a capital baiana recebe a Copa do Mundo de Judô por Equipes, que reúne sete das principais seleções do planeta (Brasil, Japão, Coreia do Sul, Cuba, Argentina, Itália e Portugal). O campeonato acontece no Sesc Aquidabã e terá a participação de 70 judocas medalhistas olímpicos e mundiais. Esta é a segunda vez que Salvador sedia a competição.

A Copa do Mundo de Judô por Equipes 2011 será um importante teste para Salvador, que na próxima temporada recebe um dos maiores eventos do calendário do judô internacional: o Campeonato Mundial de Equipes. O governo estadual, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Bahiatursa, é responsável por trazer esses dois eventos para a capital baiana.

“Com a realização desses torneios, queremos cada vez mais tornar a Bahia um destino esportivo e estimular nossos jovens a essa prática saudável”, disse o secretário Nilton Vasconcelos (Setre). Ele afirmou que ações dessa natureza garantem visibilidade turística ao estado.

Sucesso de público, a primeira edição da Copa do Mundo de Judô por Equipes, realizada em 2010, teve 12 mil espectadores e o Japão como grande campeão. O Brasil ficou com a medalha de bronze.