Representantes dos 18 municípios que compõem o Território de Identidade Semiárido Nordeste II participaram neste sábado (21) de mais uma etapa do processo de elaboração do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2012-2015. Desde o início de abril o Governo da Bahia vem promovendo consultas públicas em todos os territórios para ouvir dos moradores as principais necessidades e reivindicações de cada região.

A plenária da Território de Identidade Semiárido Nordeste II teve como sede a cidade de Cipó, localizada a 240 km da capital baiana, e que tem como suas principais atividades a agricultura e o artesanato. Cerca de 300 pessoas, representando entidades da sociedade civil organizada, participaram da abertura do encontro, no Grande Hotel Caldas de Cipó. Em seguida, todos se dirigiram para a Escola Municipal Edvaldo Boaventura, onde foram formados grupos de trabalho.

Temas
As discussões foram organizadas com os temas Educação, Saúde, Agropecuária, Inclusão Social, Infraestrutura Social, Infraestrutura Econômica e Logística, Igualdade de Direitos Humanos com Foco em Etnia e Gênero, Segurança e Integridade do Cidadão, Cadeias e Redes Produtivas, Meio Ambiente, Cultura, Turismo, Copa 2014, Ciência, Tecnologia e Inovação, Gestão Democrática do Estado e Grupo Institucional.

Organizado pelas secretarias estaduais de Infraestrutura (Seinfra), Planejamento (Seplan), Relações Institucionais (Serin) e Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), o evento contou com a presença de diversos representantes da administração estadual. O diretor-geral da Seinfra, Francisco Miranda, o superintendente de Gestão e Avaliação da Seplan, Mário Sebastião Freitas, o coordenador social da Serin, Marivaldo Dias, e a técnica da Sedir, Raimunda Rabelo Rocha, participaram dos debates com os representantes da comunidade.

Expectativa
Deyse Reis, integrante do conselho local de acompanhamento do PPA, fez uma avaliação do encontro e falou de sua experiência. “Nossa expectativa é muito grande, já que somos um território com muitas necessidades. Participamos da elaboração do PPA 2008-2011 e temos algumas conquistas, como a recuperação de importantes eixos rodoviários, além da melhoria no fornecimento de água e energia”.

Ela ressaltou a importância de o governo estadual ouvir os apelos da sociedade. “Nós sabemos que a demanda é muito grande, mas é bom saber que eles trabalham com ouvidos atentos às nossas prioridades como o desenvolvimento sustentável, agricultura familiar, inclusão social e, principalmente, a melhoria no atendimento na área da saúde. Também queremos ambulâncias do Samu na região”, reivindica.

Importância
Representando o secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, o diretor-geral da Seinfra, Franscisco Miranda, destacou os trabalhos desenvolvidos na região pela pasta e ressaltou a importância do PPA. “Essa é uma experiência instituída pelo governador Jaques Wagner há quatro anos e que logrou êxito. Agora, estamos aqui novamente para ouvir o que a população espera do seu governo. É o governo irmanado com a população, procurando ouvir quais são as suas necessidades, as suas carências. É uma prática muito interessante”, declarou.

Últimas plenárias
O superintendente de gestão e avaliação da Seplan, Mário Freitas, que representou o secretário estadual de Planejamento, Zezéu Ribeiro, no evento, explicou que 92% dos trabalhos da consulta pública programados para o PPA 2012-2015 já foram realizados. Restam apenas as plenárias em Cruz das Almas e em Salvador, a última, no próximo dia 27.

Publicada às 11h40
Atualizada às 20h20