Fazer um balanço das atividades desenvolvidas, dos resultados obtidos e discutir estratégias para a continuidade das ações de prevenção e controle da dengue. Estes são os objetivos da etapa de avaliação e acompanhamento, fase atual do projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue no Estado da Bahia.

O primeiro seminário de avaliação acontecerá nesta quarta-feira (11), às 14h, na sede da Secretaria da Fazenda, em Ilhéus. O evento, coordenado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e Secretaria Municipal da Saúde, será aberto ao público e contará com a presença dos coordenadores municipais do projeto, parceiros públicos e privados e do terceiro setor.

Na sexta (13), o encontro será realizado em Itabuna, às 8h, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Seguindo o cronograma, no dia 18 o evento acontece em Irecê, dia 20 (Salvador), 24 (Guanambi), 25 (Porto Seguro), 27 (Teixeira de Freitas), 1º de junho (Senhor do Bonfim), 3 (Feira de Santana) e 7 (Jequié).

Nessa última etapa do projeto, todos os envolvidos farão um balanço das atividades realizadas e promoverão debate sobre o projeto com o objetivo de aprimorar a metodologia. A proposta é que a experiência piloto seja referência duradoura para as ações de combate ao mosquito da dengue em cada município participante.

No evento, os representantes de instituições públicas, privadas e do terceiro setor, participantes da mobilização, também serão homenageados pela ação de responsabilidade social em apoio ao projeto. É que todas as parcerias foram fundamentais para o sucesso do projeto.

Termo de adesão

Outras atividades do Projeto de Mobilização Social são assinatura de termo de adesão dos gestores municipais, capacitação dos coordenadores municipais, seminário de sensibilização dos parceiros, fóruns para definição dos articuladores (onde pessoas voluntárias da comunidade passaram a integrar o projeto), constituição do grupo de trabalho dos articuladores, oficinas de capacitação de voluntários, construção do plano de ação para mobilização dos bairros e realização de faxinaço modelo em todas as comunidades envolvidas.

Para dar sustentabilidade às ações e facilitar a comunicação e troca de ideias, o projeto dispõe do Sistema de Informação da Mobilização Social (Sismob), um software disponibilizado pela Sesab, e desenvolvido pela Flem, especialmente para esse trabalho.

Além da divulgação das ações no sistema, o site Bahia Contra a Dengue e a rede Facebook também concentram informações sobre o projeto. Na Bahia, participam da experiência piloto os municípios de Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Porto Seguro, Senhor do Bonfim, Salvador e Teixeira de Freitas.