O Plano Estadual de Segurança, a desvinculação do Corpo de Bombeiros da estrutura da Polícia Militar da Bahia, o mapeamento da criminalidade no estado e o balanço do primeiro quadrimestre de 2011 foram algumas das ações da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) apresentadas, nesta terça-feira (3), durante a reunião da Comissão de Segurança e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia.

O secretário Maurício Teles Barbosa enfatizou que é “obrigação” do governo prestar contas à sociedade. “Levamos nosso plano estratégico de segurança pública para os próximos quatro anos à discussão. Temos muito a aperfeiçoá-lo, contando com a participação dos deputados na construção de um plano democrático, efetivo e eficaz na área de segurança”. Servidores da segurança pública e cerca de 30 deputados estaduais participaram da reunião, que durou mais de quatro horas.

No balanço dos primeiros quatro meses deste ano, o secretário incluiu realizações como a instalação da Câmara Setorial da Segurança Pública, Operação Nordeste, Operação Calabar, implantação da Base Comunitária de Segurança no Calabar, inauguração do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), criação e atuação do Serviço de Investigação em Local de Crime (Silc), criação do Comando e Controle, a criação da força tarefa para elaboração do Plano de Repressão a Ações Contra Instituições Financeiras e de Transporte de Valores e a capacitação de profissionais.

“Este ano realizamos, na capital baiana, grandes operações como a ocupação no Nordeste do Amaralina, com redução significativa de crimes também no Calabar e no Engenho Velho da Federação. Foi o primeiro passo importante. Já avançamos com a criação da Câmara de Desenvolvimento e Articulação Social, restando apenas a criação da Câmara do Sistema Prisional, que estava aguardando a criação da secretaria afim”, explicou o secretário.

Ele detalhou ainda o Plano Estadual de Segurança Pública (Planesp) e o programa Pacto Pela Vida (PPV), criado para reduzir a criminalidade e a violência na Bahia, tendo como principal meta, a garantia do direito à vida. Outro ponto ressaltado durante a apresentação foi o orçamento da SSP, que registrou um aumento de 36% entre os anos de 2007 (R$ 1,6 bilhão) e 2010 (2,2 bilhões).

O secretário também fez anúncios como a criação de outras três Bases Comunitárias de Segurança até o final do ano. “A exemplo do Calabar, vamos implantar bases no Nordeste de Amaralina, Fazenda Coutos e Tancredo Neves”. Participaram ainda da reunião, o delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge, e o coordenador de Missões Especiais da PM, coronel Alfredo Braga de Castro.

Publicada às 11h30
Atualizada às 18h50