Levar a experiência do SineBahia – Serviço de Intermediação para o Trabalho – para apoiar o Governo da República Dominicana no fortalecimento do seu Sistema Nacional de Emprego. Este é o objetivo da visita dos servidores da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) àquele país, que acontece a partir desta segunda-feira (2). A visita é parte do termo de cooperação técnica assinado entre o Brasil e a República Dominicana, viabilizado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.

Segundo a superintendente estadual do Desenvolvimento do Trabalho, Maria Thereza Andrade, responsável pelo projeto e integrante da comitiva, esta etapa é para conhecer o funcionamento do sistema de emprego do país. “Após conhecermos o seu funcionamento, faremos um diagnóstico e definiremos que intervenções serão necessárias, tanto na estrutura física, quanto nas atividades desenvolvidas no equipamento, como a intermediação de vagas de trabalho e qualificação profissional”.

A etapa seguinte será a visita de técnicos dominicanos, para conhecer o funcionamento do SineBahia. O momento subsequente, este já na República Dominicana, consiste em oficinas nas áreas de intermediação para o trabalho, qualificação profissional e promoção do autoemprego, realizadas por técnicos da Setre.

Em fevereiro deste ano, Maria Thereza visitou a Bolívia, apresentando a metodologia do SineBahia nas províncias de La Paz, Santa Cruz e Cochabamba. Após esta visita, começou a discussão da elaboração de um termo de cooperação técnica entre os dois países para utilização da metodologia do SineBahia. Em fase de tramitação, a assinatura deste documento deve acontecer nos próximos meses.