A cidade de Juazeiro celebra, nesta semana, um de seus mais ilustres cidadãos, o cantor e compositor João Gilberto, que completa 80 anos de idade nesta sexta-feira (10). Para marcar a data, uma série de homenagens será realizada no Centro de Cultura, que tem o nome do músico, e também no palco montado na beira do Rio São Francisco, onde haverá um show de João Bosco.

Antes, o maestro e violonista Aderbal Duarte promove uma oficina musical, que será encerrada com uma aula-show. Estão previstas ainda apresentações de artistas da região, uma missa musical na Catedral de Juazeiro e uma conversa aberta sobre João Gilberto com o compositor Maurício Dias e a historiadora Maria Isabel Figueredo. O diretor de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Gilberto Monte, estará presente no evento, representando o secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim.

Considerado o criador da Bossa Nova, João Gilberto foi o maior responsável pela difusão do estilo pelo mundo. A principal característica é sua forma de tocar violão, que até hoje influencia inúmeros artistas em todos os lugares. Recluso, é considerado por alguns como excêntrico por seu perfeccionismo técnico e sua aversão a entrevistas. Mas, com um talento inquestionável, foi com sua interpretação que ficaram imortalizados clássicos da música brasileira como ‘Chega de Saudade’ e ‘Desafinado’.

O evento, idealizado por Maurício Dias, é realizado pela prefeitura de Juazeiro e conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e da TV São Francisco. O Centro de Cultura João Gilberto é administrado pela Fundação Cultural do Estado (Funceb), autarquia da Secult.

Programação

Quinta-feira – Às 20h – No Centro de Cultura João Gilberto
Abertura da exposição sobre a vida de João Gilberto
Apresentação dos trabalhos dos estudantes participantes do concurso cultural
Exibições de documentários
Aula-show do maestro Aderbal Duarte

Sexta-feira – Às 7h – Na Catedral de Nossa Senhora das Grotas
Missa musical em ação de graças pelo aniversário do compositor

Às 10h – No Centro de Cultura João Gilberto
Abertura da oficina de violão (bossa nova)

Às 19h – Na Orla Nova
Shows de músicos juazeirenses
Entrega de notebooks como premiação do concurso cultural
Show da cantora Regina Benedetti
Show instrumental com o maestro Aderbal Duarte
Show de João Bosco e banda
Encerramento com artistas juazeirenses