Com a participação de 32 municípios do semiárido baiano, acontece nesta quinta-feira (14), em Barreiras, o 4º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef Município Aprovado–Edição 2009/2012. O evento é realizado em parceria com a Secretaria para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter), por intermédio do Comitê Estadual do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido.

No decorrer deste mês serão realizados cinco encontros em quatro cidades. O primeiro ocorreu em Juazeiro, nos dias 6 e 7, reuniu 70 representantes de 18 municípios e discutiu as estratégias de promoção do desenvolvimento infantil, do direito à comunicação e à participação de adolescentes na discussão das políticas públicas.

A capacitação desta quinta-feira em Barreiras contará com a participação de aproximadamente 100 pessoas e   vai debater as propostas de fortalecimento das políticas sociais para a infância e a adolescência da região. No próximo dia 20, será a vez de Vitória da Conquista, onde estarão reunidas 240 pessoas procedentes de 59 municípios. Por último, serão realizados dois encontros em Feira de Santana, nos dias 26 e 27, destinados a convidados de 45 municípios em cada dia.

Objetivos do milênio

Iara Farias, articuladora estadual do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, informou que os adolescentes foram convidados a participar de oficinas específicas para jovens lideranças, com material e metodologia desenvolvidos para este público. Vídeos, músicas, charges e dinâmicas são utilizados como forma de discutir a importância da garantia do direito à comunicação e fazer valer outros direitos humanos.

Os encontros são também uma oportunidade para os gestores públicos divulgarem as boas práticas, que ajudem a melhorar os indicadores dos oito objetivos do milênio estabelecidos, em 2000, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo a ONU, os objetivos são os seguintes: acabar com a fome e a miséria, educação básica para todos, igualdade entre os sexos e valorização da mulher, redução da mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combate a Aids, malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, todos trabalhando pelo desenvolvimento.

Desenvolvimento social

O Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), encontrou, na Bahia, o apoio do Governo do Estado, determinado a superar as disparidades regionais, priorizando o desenvolvimento sustentável do Semiárido.

O Comitê Estadual do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido está sob a responsabilidade do secretário para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, e atua na articulação das secretarias estaduais para promoverem de forma integrada o desenvolvimento econômico, social e cultural dos municípios do semiárido.