Gestores, professores e coordenadores da Superintendência da Educação Profissional da Bahia estão reunidos para rever os componentes curriculares e escrever as matrizes dos cursos tecnológicos do eixo Hospitalidade e Lazer a partir das diferentes realidades e olhares. A proposta é atualizar a matriz dos cursos de modo que as disciplinas e ementas levem em consideração aspectos como a interdisciplinaridade, contextualização, fundamentos, tecnologias e o instrumental.

Esta foi a pauta do 1º Encontro Pedagógico sobre Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer, encerrado nesta quarta-feira (13), no Hotel Vilamar, em Amaralina (Salvador). “Estamos aprimorando ainda mais a nossa matriz para que as disciplinas dialoguem entre si, na perspectiva da formação integral do estudante. Não dá para abrir mão da história, da prática, das tecnologias utilizadas e pensar na interdisciplinaridade como caminho”, afirmou a diretora de Desenvolvimento da Educação Profissional, Cristina Kavalkievicz.

O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, destacou a necessidade da metodologia de construção coletiva da atualização das matrizes. Segundo ele, ao reunir gestores e professores de diferentes territórios, que têm percepções e vivências de realidades distintas da Bahia, o Estado possibilita uma educação cada vez mais voltada à formação integral dos futuros técnicos. “Com estas discussões, vamos obter uma matriz mais atualizada com o mundo contemporâneo e mais adequada à concepção de Educação Profissional que adotamos”.

Demandas crescentes

Representando a Secretaria do Turismo do Estado, o assessor José Carlos de Oliveira ressaltou a importância da matriz curricular na preparação dos técnicos de nível médio, cuja demanda é crescente no mundo do trabalho, sobretudo em um estado com a potencialidade da Bahia. “Temos uma demanda crescente por formação profissional. Só para citar como exemplo, a Copa do Mundo de 2014 e a consolidação da atividade turística no estado”.

Para o articulador do curso técnico em Hospedagem do Colégio Estadual Cachoeira, em Cachoeira, Márcio Fontes, a atualização curricular propiciará uma melhor qualidade pedagógica dos cursos e consequentemente formação dos futuros técnicos. Vice-diretora do Cetep do Extremo Sul II, em Eunápolis, Maria Aparecida concorda e diz que a região pensa em um currículo abrangente para que o “estudante se beneficie das demandas existentes nesta área”.

O evento também discutiu a organização do II Encontro dos Estudantes do Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer, a ser realizado de 12 a 14 de setembro em Arraial D’Ajuda, Porto Seguro, Território do Extremo Sul. Nesta quinta e sexta-feira (14 e 15), também no Hotel Vilamar, será realizado, com o mesmo objetivo, o II Encontro Pedagógico Eixo Tecnológico Informação e Comunicação.

Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer

Cursos oferecidos – Técnico em Guia de Turismo, Turismo e Hospitalidade, Técnico em Ecoturismo, Técnico em Hospedagem, Técnico em Lazer, Técnico em Cozinha. Mais informações estão no Portal da Educação.

*Veja a tabela com os locais dos cursos