O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, inaugurou nesta quarta-feira (20), no Salvador Shopping (Piso 1- Expansão), a exposição interativa Pesos e Medidas, apresentando ao público instrumentos e padrões metrológicos utilizados na Metrologia Legal brasileira. A mostra acontece até o dia 27 deste mês.

O objetivo é popularizar o trabalho realizado pelo Ibametro em todo o estado, na fiscalização e verificação de produtos e serviços junto a empresas do comércio e da indústria, visando à regulação de mercado e evitando prejuízos aos consumidores. A exposição faz parte das comemorações dos 15 anos de criação do órgão, vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado (Sicm).

Durante o evento, equipes de metrologistas irão explicar à população como funciona o trabalho junto ao setor econômico, demonstrando na prática as diversas atividades desempenhadas pelo órgão baiano. O Ibametro é considerado uma referência em sua área de atuação no Brasil, com técnicos metrologistas de primeira linha.

Segundo o diretor-geral do instituto, Eduardo José Cardoso Sampaio, é o caso da coordenadora do Setor de Pré-Medidos, Cíntia Lé, que integra equipe supervisionada pelo Inmetro para implantação da área de Pré-Medidos (artigos embalados na ausência do consumidor) em Moçambique, na África.

O Ibametro também costuma estar na vanguarda entre os órgãos delegados do Inmetro no Brasil. Foi o primeiro órgão público a certificar produtos, desenvolveu um simulador de pistas para verificar taxímetros, e há muito tempo está certificado pela ISO 9001.

O que será mostrado ao público

Verificação de produtos pré-medidos como os ensacados – Utilização de balanças para pesagem de produtos alimentícios com o objetivo de verificar se a quantidade de alimentos dentro da embalagem confere com a descrição do rótulo do produto, evitando prejuízos para os consumidores;

Verificação de esfigmomanômetro – Utilização de padrão dos aparelhos medidores de pressão arterial para demonstrar à população a importância de mantê-lo regulado. A imprecisão pode levar a erros no diagnóstico do paciente;

Verificação da conformidade – Demonstração de produtos com certificação compulsória pelo Inmetro. Na ocasião, os técnicos irão explicar à população quais os produtos devem ostentar o selo do instituto, atestando a qualidade do mesmo. Entre os produtos a serem levados ao shopping estão amostras de brinquedos, tecido, material elétrico, capacetes, preservativos, pneus, extintor de incêndio, embalagem para álcool, mangueira de gás GLP, entre outros;

Verificação metrológica de instrumentos – A população será ensinada a ficar atenta às balanças de pesagem de alimentos. Os técnicos do Ibametro utilizarão a coleção de Peso Padrão para demonstrar eventuais prejuízos de uma balança descalibrada para os consumidores.