Para elaborar o planejamento estratégico da Procuradoria Geral do Estado (PGE), foi realizada realizada nesta quinta-feira (14), no Hotel Pestana, em Salvador, a 2ª Reunião Plenária da PGE. Aproximadamente 300 pessoas, entre procuradores da capital e do interior e servidores do órgão participaram do evento, que foi aberto com uma palestra da secretária da Casa Civil do Governo do Estado, Eva Chiavon.

“Ao falar à toda a equipe da Procuradoria queremos que a atuação e gestão do órgão estejam em consonância com as prioridades do Estado”, disse a secretária, que falou sobre “As Políticas Públicas Prioritárias do Estado da Bahia”. Para ela, é importante que haja uma compreensão coletiva e uma corresponsabilidade dos servidores da PGE sobre as políticas estaduais. “Nesse sentido, temos a clareza de que são prioritárias as políticas sociais, como na área da saúde, com a expansão do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Saúde em Movimento e as ações de combate e prevenção à dependência química, ao câncer de mama, à dengue e à meningite”.

Na área educacional, ela destacou os programas voltados à alfabetização, à educação profissional e à educação básica. “Queremos todos na escola, mas também queremos qualidade na educação que lhes é oferecida”.

Copa 2014

A secretária Eva Chiavon também destacou, entre as prioridades que continuam na segunda gestão do governador Jaques Wagner, projetos de infraestrutura como a Via Expressa, as rodovias estaduais, a construção de casas e as obras da Arena Fonte Nova e de mobilidade urbana, com o objetivo de cumprir o acordo firmado com a Fifa para a Copa de 2014.

A titular da Casa Civil lembrou também que “prioridade é o que vem primeiro, não é exclusividade", acrescentando que “como reafirma o governador, nossa prioridade é fazer uma gestão eficiente, eficaz e efetiva com uma prestação de serviços de qualidade na construção de um Estado mais cidadão e mais inclusivo”.

Eva Chiavon falou de outras prioridades do Estado em andamento e destacou o Parque Tecnológico de Salvador, que está com as obras em estágio avançado, e a implantação dos parques de produção de energia eólica. Ambos, segundo ela, fruto da política industrial e tecnológica da Bahia. “Além de ser uma energia limpa, estimula a diversificação da nossa matriz energética. Os proprietários rurais também são beneficiados ao arrendar as terras para instalação dos aerogeradores”, explicou.

A secretária comentou ainda o empenho do estado para simplificar e acelerar a liberação das licenças ambientais e a ampliação do Programa Água Para Todos. “A qualidade da água é fundamental para a saúde de pessoas de qualquer idade”. Também foram apresentadas como prioridades na área rural, a inclusão produtiva, com a valorização e estímulo as vocações do estado, como a pesca, aquicultura, fruticultura e agropecuária.

Na área da Segurança Pública ela destacou a modernização de todo o sistema prisional e o programa Pacto pela Vida, que, conforme a secretária, prevê a instalação de bases comunitárias em todos os pontos com elevados índices de criminalidade. Com relação a infraestrutura, Eva Chiavon citou a construção e reforma de portos, aeroportos, ferrovia e pontes, inclusive, o projeto da Ponte Salvador-Itaparica.

Ação efetiva e eficaz 

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) conta atualmente com 120 servidores e 237 procuradores com atuação em todas as regiões baianas. Segundo o chefe do órgão, procurador-geral do estado, Rui Moraes Cruz, “essa segunda plenária é mais uma etapa na construção do nosso planejamento estratégico que inclui temas como legislação, Poder Judiciário e políticas públicas”.

Para ele, como responsável pelas ações prioritárias, a secretária Eva Chiavon pode ajudar o trabalho da PGE. “Com certeza a secretária Eva nos dá um embasamento muito mais seguro para trabalharmos. É um alinhamento da administração, onde quem ganha é o cidadão, que poderá contar com uma ação mais efetiva e eficaz do estado”.

A primeira plenária da PGE foi realizada no dia 26 de maio e a terceira está confirmada para o próximo mês de setembro, em data ainda a ser definida. Além da secretária Eva Chiavon, a programação da 2ª plenária contou com a participação de procuradores e servidores da PGE, consultores e outros membros da equipe do Poder Executivo Estadual.

Publicada às 11h35
Atualizada às 18h35