O Programa de Preparação do Servidor para a Aposentadoria (Prepare-se), do Governo da Bahia, reúne, até a próxima sexta-feira (5), os servidores estaduais de Feira de Santana de região em palestras, mesa-redonda e workshop, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da Uefs para discutir sobre os seus direitos e deveres em relação à previdência e incentivar o trabalho social e voluntário, além de uma vida saudável e sem sedentarismo. Em Feira trabalham atualmente 9.555 servidores.

A coordenadora de estudos e pesquisa do Procon/BA, Flávia Marimpietre, destacou em sua palestra a questão do endividamento na terceira idade. Ela disse que o problema mais grave é o superenvidamento, quando o cidadão realiza vários empréstimos e chega a ficar sem salário, sem dinheiro para coisas básicas como alimentação e medicamentos.

Flávia apontou o caminho judicial como solução. “Em 90% dos casos os juízes encontram falhas legais nos contratos, o que permite uma renegociação favorável”. Também estão incluídos na programação assuntos como o empreendedorismo, qualidade de vida na maior idade e o planejamento da aposentadoria.

Diversos parceiros oferecem informações e serviços durante o evento como o Planserv, o Instituto Mauá, Procuradoria Geral do Estado, o Ministério Público, as polícias Civil (Delegacia do Idoso) e Militar (Núcleo de Interatividade do Veterano), a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Conselho Estadual do Idoso e Procon), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Sudesb e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Já foram realizadas edições do Prepare-se em Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista, e Juazeiro. O servidor é convidado a participar do encontro no momento do pedido de aposentadoria, quando é enviada uma carta-convite à sua residência, constando data, carga horária e local do evento. A participação com abono do ponto é direito de todo servidor convidado.

O encontro foi aberto na terça-feira (2) com um número de dança por integrantes da Universidade Aberta da Terceira Idade (Uati). Participaram também da abertura, o reitor da Uefs, José Carlos Barreto, e a diretora geral da Secretaria da Administração (Saeb, Gilda Gordilho.