O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) será lançado oficialmente nesta sexta-feira (12), às 11h, no Pelourinho (Casa 12), com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, entre outras autoridades.

No mesmo dia, será lançada a Semana de Cultura Popular, que movimentará o Centro Antigo de Salvador, de 15 a 19 deste mês, com programação intensa – shows musicais, teatro, dança e gastronomia -, numa iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), através da CCIP.

Criado pelo Governo da Bahia, via Secult, por meio da Lei nº. 12.212, de 4 de maio deste ano, o centro tem a finalidade de implementar políticas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidades, a exemplo das culturas afro-brasileiras, sertanejas, indígenas, de gênero, de orientação sexual e de grupos etários.

O CCPI, que terá à frente a pedagoga especialista em Língua e Cultura Kikongo e em História da África, Arany Santana, ficará responsável pela gestão do Programa Pelourinho Cultural.