Projeto permanente do Museu de Arte Moderna da Bahia, o ‘Videoarte no MAM’ será realizado novamente a partir desta quarta-feira (10), com ‘Situações Corpo’, curadoria de André Parente, trazendo vídeos de artistas contemporâneos que abordam temáticas semelhantes às exploradas nos trabalhos de Letícia Parente e de outros pioneiros da videoarte no Brasil. O público poderá conferir até o dia 2 de setembro, no Cinema do MAM, às quartas, quintas e sextas-feiras, às 14h e 16h.

Os vídeos selecionados para a exposição são quase todos produzidos com apenas um plano sequência. Segundo André Parente, os trabalhos prezam pelos gestos cotidianos que se repetem de forma ritualística como subir e descer escadas, maquiar-se, enfeitar-se, beber e comer, tomar banho e deitar-se. A intenção dos artistas, que se filmaram produzindo essas ações, é de revelar os problemas vivenciados na sociedade contemporânea.

‘Situações Corpo’ dialoga com a exposição Letícia Parente, em cartaz no MAM-BA até 4 de setembro. Precursora da videoarte no Brasil, a artista baiana tem suas obras expostas pela primeira vez em sua cidade natal e conta com curadoria de Katia Maciel e André Parente. Entre os trabalhos que integram sua exposição estão os vídeos ‘Marca Registrada’, ‘O homem do Braço e o Braço do Homem’, ‘Quem Piscou Primeiro’, a instalação ‘Ora Pro Nobis’, além de fotografias e de outros vídeos.

A exposição ‘Situações Corpo’ conta com cinco vídeos de Letícia Parente, além de trabalhos contemporâneos dos artistas Nino Cais, Katia Maciel, André Parente, Marina de Botas, Gisela Milman, Ticiano Monteiro, Márcio Boetner, Pedro Gilson, André Sheik e Nana Pôssa.