Mais de mil idosos participaram, nesta segunda-feira (29), do XIII Encontro Cultural da 3ª Idade, no Centro da Cultura e Lazer do Sesi/Senai, no bairro da Ribeira, em Salvador. Este ano, o evento homenageou o folclore brasileiro e teve como lema ‘Luiz Gonzaga canta a vida’. A programação contou com apresentações teatrais, dança e música.

Com o objetivo de fortalecer e promover a diversidade cultural da pessoa idosa, o Encontro foi uma iniciativa do Núcleo Interinstitucional de Ação Pró Idosos (Niapi), Serviço Social da Indústria (SESI/Fieb), em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), que este ano foi representada por grupos culturais de 11 Centros Sociais Urbanos (CSU), de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari. Conforme os organizadores, o encontro é uma ferramenta de valorização cultural da pessoa idosa, tendo os mesmos como protagonistas.

O secretário de Desenvolvimento Social, Carlos Brasileiro, destacou a importância de manifestações culturais envolvendo idosos. Segundo o secretário, essas iniciativas são importantes para, além de confraternizar, demonstrar a presença da pessoa idosa nos movimentos culturais e educacionais da cidade. “Evento como este é uma grande oportunidade de conviver e aprender com a experiência dos idosos. Felizes são os jovens que acolhem os seus ensinamentos. Felizes são os que chegam à terceira idade com energia e tal vivacidade”, afirmou Brasileiro.