O portal do Projeto Acompanhamento do Custo da Cesta Básica, do Departamento de Ciências Econômica da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), já está no ar. Trata-se de uma pesquisa para acompanhar mensalmente os preços dos 12 produtos de alimentação, o gasto mensal e o tempo de trabalho necessário despendido por um trabalhador para adquiri-los. O levantamento é feito em 26 estabelecimentos comerciais (supermercados, mercadinhos e feiras) de Ilhéus e Itabuna, no sul do estado, sendo 13 em cada cidade.

O portal foi construído e aperfeiçoado no período 2008/2010, com programa computacional desenvolvido por alunos do curso de Ciência da Computação da Uesc e no XIV Seminário de Iniciação Científica da universidade, tendo sido selecionado entre os dez melhores trabalhos. A ferramenta conta com uma área pública, aberta à comunidade, onde são divulgados os dados do projeto e oferecidas as ferramentas de análise, e uma área privada, disponível à equipe do projeto, para registrar os preços mensais e gerar os boletins.

Durante a elaboração do projeto, de acordo com a coordenadora Mônica Moura Pires, foram inseridas alterações, com o objetivo de expandir o alcance da pesquisa em nível regional e nacional. Os estudantes que participaram, colaboram na confecção de boletins, em trabalhos técnico-científicos (monografias de final de curso e artigos) e em projetos associados ao tema.

Ela destaca que nos últimos dois anos, o projeto passou a contar com a colaboração do professor Dany Sanchez Dominguez, do Departamento de Ciências Exatas, na estruturação de um programa para facilitar o acesso às informações que são disponibilizadas nos boletins mensais divulgados no site da Uesc. “Esse tempo foi necessário para se fazer os ajustes e sistematizar adequadamente as informações passadas e assim disponibilizar à comunidade, o banco de dados histórico a partir da primeira coleta realizada em 1999”.