A Procuradoria Geral do Estado da Bahia convida todos os segmentos da sociedade civil para participar da elaboração do seu Plano de Gestão estratégica, iniciado em abril deste ano, respondendo a uma pesquisa disponibilizada no site oficial do órgão. O procurador geral do Estado, Rui Moraes Cruz, afirma que projeto é uma construção coletiva e depende da colaboração de todos para obter êxito.

O Plano norteará as atividades do órgão ao longo dos próximos 10 anos. “Com sua implantação, a PGE dará saltos de qualidade no cumprimento dos seus fins institucionais. Apresentaremos resultados que vão refletir o nosso compromisso com a administração pública e a sociedade como um todo”, explica o procurador.

A idéia é promover uma mudança cultural e estrutural na instituição, visando a prestação de um serviço célere e de qualidade capaz atender satisfatoriamente às demandas da administração pública e da sociedade civil como um todo.

Os trabalhos contaram, em sua primeira etapa, com a participação de todos os servidores e procuradores do órgão, que colaboraram voluntariamente na fase de elaboração do diagnóstico, apontando os pontos fortes e fracos da PGE e quais as dificuldades o órgão enfrenta para desenvolver suas atividades. Para isso, foi realizada uma reunião plenária no Hotel Pestana, com o objetivo de reunir procuradores e servidores, “de forma que, juntos e em harmonia, puderam conhecer o projeto e dar sugestões sobre o desenvolvimento do mesmo”, enfatiza.

Em um segundo momento foi a vez das secretarias e órgãos da administração pública estadual elencarem quais obstáculos atualmente comprometiam a manutenção de uma boa relação com a PGE. Em um encontro realizado no dia 8 de julho, a PGE apresentou o projeto aos representantes das secretarias de Estado para sensibilizá-los sobre a importância de participarem de todo o processo e coletar informações acerca da visão que eles têm da PGE, enquanto seus clientes, e que tipo de avaliação fazem da atuação da procuradoria junto à administração pública.