As comunidades da Chapada Diamantina receberam, na quarta-feira (3), um reforço do Governo do Estado para prevenir e combater incêndios florestais, comuns entre os meses de agosto a dezembro. A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) lançou a campanha ‘Bahia sem Fogo’, no Auditório Afrânio Peixoto, em Lençóis, com o objetivo de sensibilizar o poder municipal e os moradores da região.

O coordenador do Grupo de Operações Especiais da Chapada Diamantina (Brigada Voluntária), Homero Vieira, disse que os incêndios florestais devem ser evitados e, em último caso, combatidos. “É importante a presença constante dos órgãos estaduais em ações como fiscalização educativa”.

Este mês, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), ligado à Sema, inicia um trabalho de educação ambiental na Chapada Diamantina, utilizando um trailer, onde serão repassadas informações e distribuídos materiais para a população. A ação envolverá mais de dez técnicos da área de fiscalização, dez policiais da Companhia Independente de Proteção da Polícia Ambiental (Cippa), além do apoio de brigadistas voluntários, do Corpo de Bombeiros e do Grupamento Aéreo (Graer), que fará voos diários para monitorar focos de calor – oito veículos serão utilizados na operação.

Fiscalização e apoio da comunidade

Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, a qualidade ambiental é resultado da fiscalização e da colaboração da comunidade. “Pretendemos incluir um representante de brigadistas no Comitê Estadual de Combate a Incêndios Florestais, coordenado pela Sema”.

O presidente da União dos Prefeitos da Chapada Diamantina, João Hipólito Rodrigues, considera louvável a iniciativa do Estado em lançar uma campanha como a ‘Bahia sem Fogo’. Segundo ele, “quando há o envolvimento dos poderes públicos, a presença do Ministério Público e da sociedade fica mais fácil promover ações de preservação ambiental. Farei a minha parte. Vou divulgar esta campanha em meu município”.

Convênio com as prefeituras

De acordo com informações da Sema, a Coordenação de Defesa Civil do Estado da Bahia (Cordec) está recebendo documentação para um convênio, que deve ser firmado com as prefeituras, para execução de um plano de trabalho voltado à manutenção das ações das brigadas voluntárias de combate aos incêndios florestais.