O programa de qualificação social e profissional PlanTeQ-Bahia entregou, na tarde desta quarta-feira (3), certificado de conclusão do curso de camareira para 15 mulheres integrantes do programa ‘Começar de Novo’. A solenidade aconteceu no auditório do Espaço Crescer da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e contou com a apresentação do coral do Colégio Estadual Paulo Américo.

‘Começar de Novo’ é um programa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), executado pelo Tribunal de Justiça em parceria com as secretarias estaduais da Administração Penitenciária e Ressocialização e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

O chefe de gabinete da Setre, Elias Dourado, representou o secretário Nilton Vasconcelos e disse que o curso oferecido é de iniciação profissional, “mas cada uma das camareiras vai se revelar no mundo do trabalho ao conquistar seu posto com o apoio da rede de serviços do Sinebahia, que gerencia todas as ações de intermediação de vagas, qualificação profissional e habilitação ao seguro-desemprego no estado”.

Compõe o ‘Começar de Novo’ um conjunto de ações voltadas à sensibilização de órgãos públicos e da sociedade civil com o propósito de coordenar, em âmbito nacional, as propostas de trabalho e de cursos de capacitação profissional para presos e egressos do sistema carcerário, de modo a concretizar ações de cidadania e promover redução da reincidência.