Representantes dos governos federal, estadual e municipal instalaram, nesta quinta-feira (15), a Câmara Temática Local de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que irá propor políticas e soluções sustentáveis para garantir um legado com a realização da Copa do Mundo 2014. O evento aconteceu no auditório da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur), com a participação de entidades convidadas.

O coordenador da Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cláudio Langone, disse que na Bahia foi instalada a 9ª Câmara – as próximas serão as do Amazonas, de São Paulo e do Distrito Federal. “Nas cidades-sede orientamos que o núcleo seja composto por setores dos governos estadual e municipal, e contemple a participação de atores sociais para não deixar de fora nenhum setor relevante”.

De acordo come ele, o grande desafio das câmaras nas cidades-sede é adequar as orientações nacionais às especificações locais para discutir a implementação dos projetos. “Além disso, é interessante estabelecer uma competição saudável entre as cidades para ver quem se destaca mais em termos de sustentabilidade”.

O coordenador da câmara nacional demonstrou preocupação em relação a 2012, quando acontece eleição municipal. Para ele, é preciso que municípios e estados estejam com as atribuições definidas e seus projetos adiantados para que não haja diminuição no rendimento dos trabalhos.

Segundo Langone, o diálogo entre as câmaras nacional e as das cidades é constante devido aos núcleos temáticos de projetos e de eventos, a exemplo da oficina do Núcleo de Resíduos e Reciclagem, que acontece no dia 19 deste mês, em Brasília, com a presença de todos os grupos de trabalho onde estão as cidades-sede. O coordenador anunciou que, ainda este mês, será inaugurado o Portal da Copa, devendo facilitar o acesso de qualquer usuário aos principais documentos.

Iniciativas na Bahia

Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, “devemos nos questionar de que maneira a copa pode se tornar uma oportunidade para que tenhamos ações de combate aos efeitos do clima, a organização de espaços públicos, a mobilidade e, principalmente, que as iniciativas perdurem para além de 2014”.

Ele destacou iniciativas, em andamento no estado, que geram preocupação ambiental como as estações de monitoramento da qualidade do ar, criadas em parceria com a Cetrel, e a elaboração do Plano de Controle de Poluição Veicular, em fase de elaboração pela Sema.