A III Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente, promovida pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com várias instituições públicas e privadas, acontece nesta quinta e sexta-feira (22 e 23), no Hotel Fiesta, em Salvador, com a presença de aproximadamente 500 participantes.

São esperados 400 delegados eleitos nas 76 conferências municipais e cinco regionais realizadas nos 26 territórios de identidade do estado e mais 100 convidados, a exemplo da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Arantes, e as representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Elizabeth Tinoco (diretora regional para América Latina e Caribe), e Laís Abramo (diretora no Brasil).

Segundo o secretário estadual Nilton Vasconcelos, a conferência terá delegados representantes do governo, de empregadores, de trabalhadores e de entidades da sociedade civil. “É com a promoção desse diálogo social, que se abrem os caminhos para conquistas dos avanços trabalhistas”.

O encontro em Salvador amplia os debates das conferências municipais convocadas pelas prefeituras, com apoio das comissões municipais tripartites e paritárias, e das cinco plenárias regionais promovidas pela Setre. Também abre o ciclo das plenárias preparatórias da I Conferência Nacional prevista para maio de 2012, em Brasília.

Criado em 1999 pela OIT, o conceito de trabalho decente defende o trabalho produtivo e adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, sem quaisquer discriminação e capaz de garantir uma vida digna a todas as pessoas que vivem de seu trabalho. O Brasil adotou a sua Agenda Nacional do Trabalho Decente em maio de 2006.