Até o próximo sábado (8), quem quer ser ou já é empresário pode aproveitar os estandes do Governo do Estado, montados na Feira do Empreendedor, para solucionar problemas ou conhecer as oportunidades de investimentos.

Se uma empresa está interessada em participar de uma licitação para fornecer serviços ou produtos, por exemplo, deve procurar o estande da Secretaria da Administração (Saeb). Quando o assunto pendente é relativo a tributos, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) também está presente. O evento é realizado das 14 às 22h, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

Lau Lin está abrindo uma cafeteria e foi procurar no estande do SineBahia, órgão vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a mão de obra necessária para seu empreendimento. “Eu tive facilidade porque consegui os dados que precisava em relação a funcionários. Se eu fosse no SineBahia, precisaria ter uma razão social, um CNPJ, que ainda não tenho. Para quem está começando agora é bom vir aqui”.

Os que veem no artesanato uma oportunidade de negócios encontram espaço na Feira do Empreendedor, oferecido pelo Instituto Mauá. Edna Nascimento tem 62 anos e trabalha com artesanato há mais de 15. “O Mauá dá uma força, compra a nossa produção, valoriza nosso trabalho. Por ele, nós recebemos encomendas e vendemos até para fora. Nessa feira estou mostrando a minha arte e fazendo negócios.”

Copa 2014

Michelangelo Lima, gestor do projeto Sebrae 2014 para a Copa do Mundo, cuida de um estande interativo, montado em parceria com a Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa (Secopa). “Criamos um jogo que apresenta as oportunidades para as pessoas que desejam montar um negócio ou já tenham um negócio e queiram aproveitar as oportunidades”. Ele disse que as pessoas interagem em mesas multitoque, com a possibilidade de verificar quais os setores disponíveis destinados a investimentos nos períodos pré, durante e pós-Copa.

Prêmio

Empresário da área de tecnologia, Osvaldo Ribeiro conheceu, no estande da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), um cardápio eletrônico que pode ser utilizado em diversos tipos de empreendimento. “Este tablet pode funcionar em restaurantes, lojas de construção, diferentes itens para aumentar a produtividade de uma empresa”.

O tablet a que se refere Osvaldo está equipado com o software desenvolvido por Luciano Navarro, que, devido ao programa de informática, ganhou o Prêmio Pappe Subvenção, oferecido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). “O prêmio é importante para o empreendedor. A inovação precisa de recursos altos para ser desenvolvida.”

Segundo Luciano, para desenvolvimento do software foi feita uma pesquisa de mercado, com empresas, restaurantes e o usuário final, com a finalidade de verificar a aceitação do produto. “Fomos trabalhando e desenvolvendo uma funcionalidade até desenvolver o cardápio digital e o autoatendimento. Espero que seja bem aceito, principalmente para a Copa do Mundo.”