Um diálogo cultural denominado ‘Entre amigos’ será apresentado nesta quinta-feira (6), às 15h, no Museu de Cerâmica Udo Knoff, localizado na Rua Frei Vicente, no Pelourinho. A iniciativa é do projeto ‘Feira de Cores e Sabores’, idealizado pelo museólogo Afrânio Simões Filho e a arte-educadora Adelina Rebouças. O evento tem entrada gratuita e o público poderá apreciar também a exposição com o mesmo nome, em cartaz de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h, e sábados e domingos, das 13 às 17h.

Contemplado com R$ 34,7 mil do Fundo de Cultura, o ‘Cores e Sabores’ é um dos 72 projetos que promovem bens culturais baianos, devido aos editais do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

O evento evidencia o processo com adolescentes e adultos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), exibindo arte em mosaico feita pelos alunos. A apresentação pública do projeto tem objetivo de divulgar o trabalho com a Apae e viabilizar bate-papo cultural a partir dos resultados. “Convidamos amigos para conhecer o processo que explorou o potencial pedagógico do patrimônio cultural como fator de inclusão social”, afirma Afrânio.

As atividades do projeto aconteceram na sede da Apae ao lado da Casa Pia e Órfãos de São Joaquim, com a intenção de valorizar bens materiais e imateriais. Foram realizadas visitas guiadas à Feira de São Joaquim, compra de cerâmicas, frutas e outros itens, reconhecimento sensorial, simbólico e cultural, além de oficinas, palestras e exibição de filmes.

Também foi construído o blog do projeto que já dispõe de 3,2 mil visitas, com acesso dos Estados Unidos, Croácia, Alemanha, Portugal, Holanda, França, Austrália, Nigéria e diversos estados brasileiros. Mais informações sobre o projeto pelos telefones (71) 9966-1635 (Adelina) e (71) 9987-5115 (Afrânio).