A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) iniciou nesta sexta-feira (7), em Irecê, o quarto zonal dos Jogos Abertos do Interior de 2011, a maior competição amadora do estado, que vale vagas para a fase final nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei.

Até o próximo domingo (10), quando serão conhecidos os campeões, acontecem 18 jogos, envolvendo 14 municípios – Irecê, Andaraí, Seabra, Ibititá, Uibaí, Baixa Grande, Presidente Dutra, São Gabriel, Cafarnaum, Lapão, João Dourado, Itaberaba, Morro do Chapéu e Central. Ao todo, são 44 equipes inscritas no masculino e no feminino.

Os Jogos Abertos foram disputados pela primeira vez em 1964. Desde então, a competição já passou por diversas modificações, inclusive com uma nova regra, que impõe às equipes a participação de atletas jovens para promover a renovação no esporte baiano. Com as mesmas metas, calouros e veteranos se misturam em quadra visando principalmente a vitória.

Durante o período dos Jogos, os competidores deixam de lado suas profissões para se dedicarem como atletas. É o caso do bombeiro Anderson Alves, que promete “incendiar” a quadra de basquete com toda a habilidade de amador. “Disputo os Jogos Abertos há quase duas décadas. Nasci em Itaberaba, mas sempre morei em Seabra, onde temos um time de basquete, que treina constantemente no ginásio local. No ano passado, ficamos em terceiro, mas, com força de vontade, acredito que podemos levar o ouro dessa vez”.

O experiente atleta, aos 34 anos, acompanhou as mudanças na competição. “Muita coisa se renovou nesses anos em que disputo os Jogos. Um dos fatores principais foi a inclusão dos mais jovens nas equipes. Temos duas feras de 15 e 16 anos no nosso time.”

Intercâmbio

Uma das finalidades dos Jogos Abertos do Interior é promover o intercâmbio esportivo entre os municípios participantes e apontar o surgimento de novos atletas no cenário esportivo baiano. Em novembro, haverá final em Vitória da Conquista, quando os vencedores dos zonais irão se enfrentar.