Equipes do Corpo de Bombeiros, técnicos do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema/Sema), Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e brigadistas voluntários estão, desde a última segunda-feira (3), combatendo focos de incêndio na Chapada Diamantina.

Nesta quarta (5), o trabalho ganhou o reforço de um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). Dois pontos receberam atenção especial dos combatentes – um em Mucugê, na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, e outro no Parque Municipal Rio de Contas.

Devido às queimadas e incêndios florestais registrados anualmente, entre os meses de agosto e dezembro, período mais quente e seco do ano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), lançou a campanha ‘Bahia sem Fogo’, de combate a incêndios florestais. A primeira etapa teve início em Lençóis, na Chapada Diamantina, seguida pela região oeste.

O secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, ressalta a criação do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia – formado por representantes de nove secretarias estaduais, além de instituições municipais e federais. A operação é realizada de forma conjunta, envolvendo a participação das prefeituras locais e, principalmente, da população que conhece bem a região.

Operação

Quase 70 homens estiveram envolvidos no combate ao fogo, nesta quarta-feira nos dois pontos de incêndio. “O trabalho está sendo realizado com bastante êxito. Temos um efetivo de bons combatentes, entre civis e bombeiros que, inclusive, conseguiram controlar o fogo no Parque Nacional”, ressalta o tenente coronel Carlos Miguel de Almeida Filho, comandante da operação.

Equipes alertam sobre o risco das queimadas

A campanha de prevenção e combate a incêndios tem o suporte, na Chapada Diamantina, de um trailer do Inema/Sema, com equipes que se deslocam pelas localidades para alertar sobre os riscos das queimadas, além de realizar trabalhos educativos e registros de denúncias ambientais.

Para a coordenadora do Comitê e diretora de Fiscalização e Monitoramento do Inema/Sema, Márcia Telles, “as equipes de fiscalização vão trabalhar na prevenção, fazendo monitoramento de campo. Caso seja encontrada alguma irregularidade, serão adotadas as medidas de acordo com a legislação ambiental”.

Entre os meses de agosto e dezembro, é comum a ocorrência de queimadas nas regiões oeste e Chapada Diamantina, período mais quente e seco do ano. As principais causas de incêndios nas matas são a utilização da técnica de queimar a vegetação visando preparar o solo para o plantio – prática bastante utilizada pelos agricultores – e pontas de cigarro jogadas ao chão, principalmente nas estradas.

A operação é realizada com trabalho de campo envolvendo equipes de fiscalização e monitoramento, além de sensibilização nos municípios envolvidos, até dezembro deste ano. O contingente é formado por mais de dez técnicos de fiscalização do Inema/Sema, oito veículos, dez policiais da Companhia Independente de Proteção da Polícia Ambiental (Cippa), em cada região.

O trabalho tem apoio de brigadistas voluntários, do efetivo do Corpo de Bombeiros e do trabalho operacional desenvolvido pelo Grupamento Aéreo (Graer), com voos para monitoramento das ocorrências de focos de calor.

Distribuição de cartazes e panfletos

Na campanha ‘Bahia sem Fogo’ é feita distribuição de panfletos e cartazes que alertam à população sobre a forma de evitar incêndios e informam o número de contato para denúncias de queimadas (193).

Além do material informativo, a campanha realiza ações de esclarecimento e prevenção voltados para as comunidades de municípios das regiões. São utilizadas também faixas, anúncios em emissoras de rádios da região, carros de som, entre outros meios de sensibilização, com apoio das prefeituras, de maneira que as ações sejam melhor adequadas à realidade de cada município da região.