Trinta moradores do Calabar e do Alto das Pombas, em Salvador, aprovados por meio de seleção pública realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), iniciaram, nesta quinta-feira (6), um curso de técnico de enfermagem. O curso é gratuito e a aula inaugural foi na Base Comunitária de Segurança do Calabar, com a presença do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, e lideranças comunitárias dos dois bairros.

Para Jaqueline Menezes, começar a atividade profissionalizante no dia em que completa 29 anos é o melhor presente. “É uma oportunidade muito boa para nós aqui da comunidade. Um curso como esse é muito caro. Por isso estudei bastante para ser selecionada. Estava esperando essa oportunidade”, comemora.

Há quem, desde criança, sonhava em ser um profissional de saúde. É o caso de Maria Elizabeth Moraes Vieira que, aos 48 anos, está com muita disposição para estudar. “É um curso um pouco caro e devido às circunstancias da vida, não deu pra fazer. Mas, hoje, graças a Deus eu posso aproveitar essa chance que surgiu pra mim. Serão dois anos gratificantes”.

Claudiano da Silva Santos trabalha há seis anos na área operacional da saúde. Convivendo diariamente com os profissionais, despertou a vontade de ser um deles. “Vi nesse curso a oportunidade de me qualificar e ter uma profissão. Porque neste momento eu tenho uma função e não uma profissão. Esse curso vai me ajudar muito a ter uma qualificação profissional”.

O curso terá 1.800 horas de duração. As aulas de laboratório serão realizadas na Escola Técnica Professor Jorge Novis, na Avenida Vasco da Gama. De acordo com a superintendente de recursos humanos da Sesab, Telma Dantas, as aulas práticas e os estágios serão realizadas nas unidades básicas e hospitalares da rede estadual de saúde. “Também queremos que os alunos, sob nossa orientação, participem das ações de saúde que atendam os moradores do Calabar e Alto das Pombas, visitando as famílias e identificando problemas de saúde.”

O secretário da Saúde, Jorge Solla, reiterou que as ações sociais na área da saúde fazem parte do Programa Pacto Pela Vida. “Aqui no Calabar e Alto das Pombas desenvolvemos diversas ações com intensificação do acesso à saúde pela população, desde a atenção básica até procedimentos de diagnósticos, como mamografia e ultrassonografia. Estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento dessas ações numa parceria constante com a comunidade”.

Novo Posto de Saúde da Família

Durante a aula inaugural, Jorge Solla disse ainda que está prevista a construção de um novo Posto de Saúde da Família para atender a população da região do Calabar. "O governador Jaques Wagner já autorizou a construção da unidade de saúde", disse o secretário. Solla também anunciou que ainda este mês será oferecido um processo seletivo, semelhante ao que foi aplicado aos moradores do Calabar e Alto das Pombas, às pessoas que residem no Subúrbio Ferroviário de Salvador. “Vamos aproveitar a estrutura do Hospital do Subúrbio nesta ação”, adiantou.

Publicada às 9h15
Atualizada às 13h