A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan), lançará em abril de 2012 edital de convocação de artigos para a revista Bahia Análise & Dados, volume 22, número 1, que tem como tema ‘Macroeconomia e Desenvolvimento: Perspectivas e Novos Paradigmas’.

Os textos devem ser enviados até o dia 20 de dezembro do mesmo ano, conforme edital publicado no site da superintendência, na seção Publicações. A edição discutirá as complexas mudanças na macroeconomia nos dias atuais, procurando respostas nas diversas correntes econômicas para a crise internacional e o desenvolvimento do país.

“A motivação deste volume é o prolongamento da turbulência na economia mundial, sem que se vislumbre uma solução definitiva, o que coloca em xeque as teorias do mainstream, embora as propostas keynesianas também não consigam dar respostas satisfatórias para essa crise, a maior desde a Grande Depressão de 1929”, diz o coordenador da edição, Luiz Mário Vieira.

Também será assunto da edição, as estratégias de desenvolvimento para o país, incluindo um amplo conjunto de políticas e disciplinas que promovam “um país democrático, tecnologicamente avançado e ambientalmente sustentável, com uma justa distribuição da renda e da riqueza e com igualdade plena de oportunidades para todos”, explica Vieira.

O edital receberá artigos que abordem, teórica ou empiricamente, os temas crise na macroeconomia, restrições ao desenvolvimento, novo desenvolvimentismo e desigualdades regionais. Além de estarem de acordo com a pauta temática, os artigos, preferencialmente inéditos, deverão respeitar as normas para publicação indicadas. Os trabalhos serão submetidos ao exame do conselho editorial da revista, e os autores selecionados receberão, gratuitamente, dois exemplares da edição.

Publicação

A revista Bahia Análise & Dados é um periódico publicado trimestralmente pela SEI, editada e registrada no International Standard Serial Number (ISSN) desde 1991, indexada ao Ulrich’s International Periodicals Directory e ao sistema Qualis, da Capes, em 2002. A revista elevou progressivamente sua credibilidade e reconhecimento graças à abrangência de seu conteúdo e ao elevado nível de seus colaboradores, alcançando um público amplo e diversificado, sendo muito demandada por instituições de ensino e pesquisa e por órgãos de planejamento.

Os números mais recentes para consulta estão no site da SEI. Mais informações pelo e-mail aedmacro@sei.ba.gov.br e (71) 3115 4848/4711.