A jovem promessa do karatê baiano, Larissa Ferreira, 16 anos, conquistou duas medalhas – ouro, no Kata, e bronze, no Kumite -, no XVI Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, realizado no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, na semana passada, com a participação de 1.500 atletas brasileiros.

“Foi a Sudesb [Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia] que doou as passagens áreas para viabilizar a minha participação na competição. Sem elas seria inviável estar presente. Estou muito satisfeita por ter conseguido esses resultados, pois a competição teve um excelente nível técnico”.

A atleta disse que as disputas mais difíceis foram contra as catarinenses. “É uma delegação forte, tanto que ficaram com a segunda colocação no quadro geral”. O campeonato reuniu atletas com idades de 5 a 60 anos, nas modalidades do infantil ao veterano. Com essa conquista, a baiana, que disputa o juvenil (15 a 17 anos), fechou o ano com sete medalhas, adquiridas em competições de peso como Sul-Americano, Norte-Nordeste, Sul-Sudeste, Baiano, Copa Oriente, Pan-Americano.

“Agora já estou me preparando para as competições em 2012, que começarão em maio, com o Norte-Nordeste, em Recife, seguido pelo Sul-Americano, em julho, em Santa Catarina. Além do mundial, em outubro, na Sérvia, e o Brasileiro, no mês de novembro, em São Paulo”, enumera Larissa, que, mais uma vez, conquistou uma chance de ir ao mundial devido à posição nos rankings baiano e brasileiro.

Treinos

A avó da jovem, Nide Ferreira, afirmou ter muito orgulho da determinação de Larissa. “Essa menina só nos traz alegria. Geralmente, quem viaja acompanhando é a mãe, mas quando ela me liga para dizer que venceu é a maior festa, saio gritando e pulando a casa toda de tanta felicidade”. Ela disse também que, “além de ótima atleta”, a garota é “excelente na escola”.

Para manter o ritmo, Larrisa treina todas as segundas, quartas e sextas-feiras, e nos finais de semana. “As minhas férias nunca são iguais às de todo mundo, pois tenho os treinamentos, mas gosto disso, e tenho o apoio de muita gente nesse sentido, a exemplo do meu professor Ivo Rangel. Isso me fortalece bastante”.